Escolha uma Página

 O labirinto de Creta, guardado pelo minotauro (personagem mitológico com corpo humano e cabeça de touro), serviu de inspiração para a construção de um robô desenvolvido pelas turmas 7.2 e 7.3 da Oficina de Robótica do Instituto Rogerio Steinberg (IRS). O projeto foi um dos destaques da edição 2022 do IRS Tech, realizado no dia 27 de junho.

Alberto Vieira, colaborador da Oficina de Robótica, conta que o trabalho realizado tinha como principal objetivo desenvolver nos participantes do IRS o trabalho em equipe, organização, atenção e foco no resultado. “Tudo isso, tendo por pano de fundo o labirinto do Minotauro que, no presente trabalho, representa a superação das dificuldades íntimas de cada um”, explica Alberto.

Divididos em grupos, os participantes desenharam os labirintos que seriam desbravados pelos robôs. Os desenhos serviram de cenário para a simulação da movimentação do robô no ambiente Open Roberta Lab. Para o desenvolvimento dos  robôs que percorreram os labirintos, foi utilizado o kit Lego Mindstorm Education NXT 9797, com emprego de sensores de distância e de luz, ou com a medição das distâncias a serem percorridas no labirinto. No dia da apresentação no IRS Tech, o labirinto contou com um minotauro construído a na impressora 3D do Instituto Rogerio Steinberg.

O IRS Tech 2022 trouxe como tema  a Internet das Coisas (IoT). O evento, tradicional no calendário do Instituto, tem como propósito apresentar trabalhos desenvolvidos pelos participantes do IRS ao longo do primeiro semestre. 

Nosso site utiliza cookies para otimizar e melhorar sua experiência de navegação. Ao Continuar navegando
você concorda com a nossa Política de Privacidade. Confira o nosso Disclaimer
Aceitar Cookies