Escolha uma Página

Para muitos, um final de semana é período de descanso. Se não for um descanso para o corpo, pelo menos para a mente. Muitos gostam de passar o sábado na praia, ou jogando futebol. Para outros, o videogame é a grande estrela. Mas neste último final de semana os jovens do Instituto Rogerio Steinberg não quiseram saber de descanso nenhum. 

Estavam todos acordados de madrugada, já na sede do IRS para viajar à Maricá, município anfitrião da Etapa Regional da Olimpíada Brasileira de Robótica. Durante a viagem, a equipe de robótica procurou repousar e não gastar muita energia. Concentração ao máximo. Seguindo a orientação de seus treinadores, entraram na arena já uniformizados e com a mente pensando na vitória. As três equipes se concentraram na área dedicada aos jovens e aguardam serem chamados. 

A princípio, as 6 equipes mais bem colocadas se classificariam para a Etapa Estadual. No primeiro dia, as três equipes do IRS (4º ano, 7º ano e 8º ano) entraram na primeira bateria de cada rodada. Os percursos possuíam níveis diferentes de dificuldade. As três equipes performaram muito bem, porém o 8º ano obteve melhor desempenho. A segunda rodada foi mais difícil e aumentou o clima de tensão. Após conquistarem mais de 80 pontos no primeiro circuito, a equipe do 8º ano conquistou apenas 41 pontos na segunda rodada. O que lhes custou a segunda colocação. Eles agora estavam em terceiro lugar, com exatos 86 pontos de diferença para o primeiro colocado.

A última rodada teve sua dose de crueldade ao anunciarem que a pontuação não seria mais exibida. As três equipes competiam pela classificação e o 8º ano ainda acreditava na conquista de pelo menos uma medalha. Ao retornarem para o campo de provas, o robô programado pela equipe mais experiente percorreu o circuito fazendo a prova da vida. Obtendo mais de 200 pontos em uma só rodada e agora precisavam apenas aguardar seus adversários. 

Não demorou muito para que o anúncio da classificação viesse. A organização do evento chamou a todos para perto do palco para que todos pudessem desfrutar do momento mais especial do dia. O anúncio do campeão. Todas as equipes presentes disputaram a Olimpíada com muito afinco e o Instituto Rogerio Steinberg agradece a todos que estiveram presentes. O ponto alto do evento ocorreu quando foi visto no grande telão do palco o grande campeão, aquela equipe que terminou em primeiríssimo lugar. Aqueles que conquistaram a medalha de ouro. Sim, era verdade, a Equipe de Robótica do IRS do 8º ano tinha superado as expectativas e de virada, conquistou os pontos necessários para se sagrarem campeões na última rodada. 

“Foi uma experiência incrível. Aproveitamos um evento muito inovador, o ambiente é incrível. A Robótica abre muitas portas para emprego e faculdade. Isso aqui é um preparatório para a vida, para uma vaga na área tecnológica”. Afirmou Leonardo Andrade da Silva, membro da equipe campeã.

Após toda comemoração, surpresa! A organização do evento anunciou que ao invés de 6 vagas para a Etapa Estadual, o evento, que contou com mais de 70 equipe em cada dia, iria disponibilizar 12 vagas para a próxima fase, que também será realizada na cidade de Maricá. 

O IRS teve a felicidade de classificar todas as suas equipes para a Etapa Estadual e sair do evento com a segunda medalha de ouro em dois anos. 

Retornaremos à cidade para a competição da Etapa Estadual, com 4 equipes como representantes do município do Rio de Janeiro.

Agradecemos imensamente à Olimpíada Brasileira de Robótica e à Motorola Solutions Foundation por ter financiado a viagem de toda comitiva do Instituto para a cidade de Maricá através do apoio ao Projeto “Desenvolvimento de Habilidades para Base da Pirâmide”, que está em execução em 2024.

Galeria

Nosso site utiliza cookies para otimizar e melhorar sua experiência de navegação. Ao Continuar navegando
você concorda com a nossa Política de Privacidade. Confira o nosso Disclaimer
Aceitar Cookies