Escolha uma Página

2Os quatro grupos classificados para a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica estiveram presentes na nova etapa na cidade de Maricá, Rio de Janeiro para a disputa do certame. Os grupos do 4º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental concorriam a uma classificação nacional no nível 1, já do grupo do Ensino Médio, o nível 2. 

Os colaboradores do IRS, pais e responsáveis que estiveram presentes no evento sentiram que fizeram tudo o que estava ao seu alcance quando os jovens beneficiários entraram na área proibida para os adultos. Lá, as crianças tinham pistas de treinamento à sua disposição. Elas deveriam revezar para utilizar a estrutura do local, que também oferecia água e alimentação. Porém, nada mais poderiam fazer os adultos, que agora aguardavam o início da competição. 

A disputa começou por volta das 10 horas da manhã. O apresentador, Professor Márcio Medina, chamava as primeiras equipes. Entre elas, o IRS 71, grupo do 7º ano. Os demais grupos foram entrando e estreando seus robôs nas arenas até a pausa para o almoço. Uma boa chance para os facilitadores Alberto, Nárgela e Luiz Henrique conversarem com seus grupos e aparar arestas que foram detectadas na primeira rodada. 

A segunda rodada foi um festival de emoções. O grupo IRS 41 conquistou a simpatia de todos no ginásio. Crianças de 9 e 10 anos competindo com adolescentes de 14 e 15 não era algo que se via todos os dias. O grupinho, liderado pela treinadora Nárgela, encontrou dificuldades ao longo da competição, tanto que ao fim da segunda rodada, encontrava-se na 15º colocação. Porém, com a consciência de que com a pouca idade que possuem, a conquista da classificação para a etapa estadual já era um grande feito. 

O grupo IRS 82 não demonstrava abalar-se com nada. Estavam concentrados em seu trabalho. Precisavam conquistar mais pontos para subir na tabela. No momento do início da segunda rodada estavam em sexto e tinham a vontade de galgar posições. 

Porém, algo estava acontecendo dentro dos bastidores. Algo que os pais, responsáveis e colaboradores do IRS não puderam acompanhar. Algo que acontecia quase que secretamente. Por detrás das cortinas que delimitaram a área exclusiva para competidores. O grupo IRS E.M, com beneficiários do Ensino Médio, quando não estavam competindo, dispunham de todo o seu tempo para acompanhar, consolar e ajudar os participantes mais novos. Como uma grande família IRS reunida na área de treinamento. Os pequeninos competidores do 4º ano contaram que não sentiam-se sozinhos em momento algum. Os adolescentes deram um verdadeiro show de maturidade e responsabilidade, colocando-se como responsáveis momentâneos de todos os outros que eram mais jovens que eles. 

Após a segunda rodada, como de praxe, o placar não era mais exibido. O grupo IRS 82 terminara este round na segunda colocação, a apenas 3 pontos dos líderes. Todos os 4 grupos do Instituto possuíam desafios pessoais de superação. E cada um deles foi encarado. 

A terceira rodada foi dura, todas as equipes já haviam tido bastante tempo para conhecer mais de seus robôs. Acertar a maioria dos erros. E a competição subira de nível. O 4º ano conseguiu fazer uma travessia quase sem falhas. A capitã da equipe, Alice, quase não acreditou em sua pontuação. 

Já o 7º ano, encerrava sua participação feliz pela superação pessoal e trabalho em grupo. As duas equipes estavam liberadas para acompanhar o resto da competição nas arquibancadas e se juntaram aos adultos. Todos aguardavam as últimas aparições do 8º ano e do Ensino Médio. 

Eles não tinham meios para saber naquele momento, mas quando o grupo IRS 82 colocou seu robô no chão para a disputa, a História estava sendo escrita. Uma rodada próxima da perfeição alimentava a esperança de conquistarem a classificação para o Nacional. Porém os líderes ainda haviam de entrar em jogo. 

Quando a equipe do ensino Médio encerrou sua participação, todos puderam descansar e respirar no aguardo para o anúncio da premiação. O relógio já marcava 7 horas da noite quando começaram a chamar os competidores para a frente do palco. O IRS permanecia unido, um time abraçado como uma família. Preparados para comemorar a vitória do outro como se fosse sua. 

O anúncio das premiações individuais do nível 1 começaram e a surpresa veio logo no início. O grupo IRS 71 havia ganhado uma medalha na categoria Melhor Design. Desnecessário dizer que eles ficaram muito emocionados, pois sabiam que esse prêmio se devia apenas a engenhosidade com a qual eles montaram seu robô. 

Após as premiações individuais, muita tensão para o pódio da competição. As medalhas de bronze e de prata já haviam sido distribuídas e faltava apenas a de ouro. Quando o apresentador chamou o nome do campeão no telão era possível ler em letras garrafais “IRS 82”. A explosão foi instantânea. Os campeões da Etapa Regional haviam conquistado o ouro também na Etapa Estadual, ganhando o direito de representar o Rio de Janeiro na competição nacional, marcada para os dias 11 a 17 de novembro, em Goiânia, Goiás. 

A classificação geral da competição foi finalizada com o IRS 82 em primeiro lugar. IRS 41 em quarto lugar, galgando 11 posições na última rodada e conquistando o coração de todos os presentes. IRS 82 terminou em 20º e com a medalha de melhor design. 

O Ensino Médio terminou em sexto lugar do nível 2 e deu um exemplo de compaixão e espírito de equipe. 

O Instituto Rogerio Steinberg tem o orgulho de reconhecer que todos os 4 grupos conseguiram ostentar vitórias. Algumas a nível de competição e outras a nível pessoal. É inegável que todos que estiveram presentes na OBR naquele sábado, 21 de setembro de 2024, saíram de lá muito maiores como pessoas e como grupo. 

Sem dúvidas, um dia que entrará para a História do Instituto Rogerio Steinberg, seus colaboradores, amigos, participantes e apoiadores. 

Agradecemos mais uma vez à Motorola Solutions Foundation, que através de seu apoio ao Projeto  “Desenvolvimento de Habilidades para Base da Pirâmide”, que está em execução em 2024, financiou as viagens até Maricá de toda a comitiva do IRS. 

Agradecemos também à Olimpíada Brasileira de Robótica, que proporcionou aos nossos jovens essa oportunidade incrível de superarem seus limites. 

Nosso site utiliza cookies para otimizar e melhorar sua experiência de navegação. Ao Continuar navegando
você concorda com a nossa Política de Privacidade. Confira o nosso Disclaimer
Aceitar Cookies