O Instituto Rogerio Steinberg (IRS) recebeu os colaboradores da Wilson Sons para dois dias de atividades que visaram a integração, interatividade, promoção da tecnologia, empregabilidade, diversão e muito aprendizado.
As atividades ocorreram entre os dias 27 e 28 de junho e foram inauguradas com o Desafio de Robótica, a dinâmica do IRS de voluntariado reverso, em uma edição inédita. Unindo a comitiva da Wilson Sons e um time de colaboradores do próprio IRS, os grupos foram desafiados a montar uma torre de 40 centímetros. O projeto deveria mostrar estabilidade e promover o trabalho em equipe. Em seguida, as equipes partiram para a montagem dos robôs que deveriam completar o circuito.
As equipes elaboraram diferentes propostas e puderam testar suas invenções no campo de provas. Ao final, os grupos “Jar-Jar Group, “Manu Group” e “Uma vez Flamengo” expuseram seus robôs prontos para completar o circuito.
“Começamos com algo que não sabíamos como iríamos construir, depois criamos uma intimidade com as peças. A dinâmica desenvolve a questão do improviso. E o contato com as crianças é muito importante. Ficamos muito dentro do escritório e estar com pessoas que pensam diferente da gente é uma oportunidade de interagir e trabalhar em grupo”. – Conta Lucas Campos, engenheiro de suprimentos da Wilson Sons.
Lucas Campos, engenheiro de suprimentos da Wilson Sons: “Uma chance de trabalhar em grupo”.
Já a colaboradora do IRS, Thayane Araújo declarou: “Eu faço parte do departamento de administração, então participei do processo de aquisição das peças e sempre quis saber como funcionavam. Quando me chamaram para participar fiquei empolgada para aprender a montar os robôs. É fantástico aprender o que eles fazem aqui. A questão da programação também, porque eu não fazia ideia de como transmitir informações para o robô. Se tiver outra oportunidade, com certeza vou querer participar”.
Thayane Araújo e Sergio Gouveia, colaboradores do IRS.
No segundo dia, foi promovida uma palestra sobre as atividades desempenhadas pela Wilson Sons. O time de colaboradores da empresa pôde explicar suas funções e como as respectivas carreiras que resolveram seguir podem beneficiar empresas, a sociedade e suas próprias vidas.
Biólogos, jornalistas, profissionais de marketing e de finanças são apenas alguns dos que trabalham diariamente com a Wilson Sons. Além das preleções com foco em empregabilidade, os colaboradores também contaram suas trajetórias de vida e carreira e apontaram a educação e o trabalho como ferramenta transformadora de vida.
Achei interessante. A Wilson (Sons) preza por transformar futuros e é o que vocês fazem. Então tem um link muito forte. O dia de hoje foi muito importante par a gente entender a importância dos jovens em contato com a tecnologia. Pois é uma forma de desenvolver o trabalho de vocês e também o nosso negócio. – Disse Philipe Sales, Coordenador de planejamento financeiro da Wilson Sons.
Philipe Sales palestrando
Claudio Viveiros, o Gerente de Relações Institucionais da Wilson Sons
O Gerente de Relações Institucionais da Wilson Sons e conselheiro do IRS, Claudio Viveiros, esteve presente em ambos os dias realizando esta ponte entre as duas instituições e fortalecendo ainda mais a nossa parceria. Aos jovens, Viveiros falou: “A curiosidade é um valor muito importante. Acredito que estou há 30 anos na mesma empresa por ser curioso e inquieto. Sou engenheiro por formação, mas busquei trabalhar com Comunicação. Então acho que essa é a grande lição, entregar mais do que é preciso. Trazendo novas ideias, mesmo que não seja a nossa área. É assim que as coisas vão acontecer, sempre humildes, pois ninguém é capaz de saber de tudo. Ontem eu aprendi robótica com vocês e foi uma experiência excelente”.
O IRS agradece à Wilson Sons pelos dois dias de atividades e pelo apoio na divulgação da causa das Altas Habilidades Superdotação.