Programa Desenvolvendo Talentos

Baseado na crença de que a descoberta e a estimulação de talentos na população de vulnerabilidade socioeconômica pode ser um fator de transformação social, o IRS oferece o Programa Desenvolvendo Talentos, realizado em sua sede, no contra turno escolar, que, através de educação complementar, tem como objetivo gerar oportunidades para que crianças e jovens com altas habilidades/superdotação desenvolvam seus talentos.

Os beneficiários do IRS participam por três anos, do Programa Desenvolvendo Talentos, que busca ampliar seus conhecimentos de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes, Matemática, Informática, Codificação, Robótica e Empreendedorismo. As oficinas do Programa visam enriquecer o currículo dos participantes com a criação de projetos, o desenvolvimento das habilidades cognitivas e comportamentais, estimulando o talento, a expressão individual, a criatividade, a sociabilidade e a mentalidade empreendedora, dando uma base importante para que sejam bem-sucedidos em qualquer carreira do século 21. Para desenvolver o indivíduo como um todo, o IRS proporciona a cada beneficiário um atendimento educacional especializado e um acompanhamento de sua trajetória de vida, visando uma inserção ativa e produtiva na sociedade.

Oficinas complementares opcionais de Desenho, Artesanato, Jornal, Desenvolvimento Expressivo e Xadrez são oferecidas a todos os participantes. O IRS oferece também bolsas de estudo de Inglês, em parceria com a Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa (SBCI)*, dependendo do desempenho e do comprometimento do jovem.

Com a finalidade de proporcionar resultados expressivos aos seus beneficiários e alcançar os objetivos definidos, o IRS busca acompanhar, monitorar e avaliar os seus beneficiários ao longo de sua participação nas atividades do Programa Desenvolvendo Talentos, além de acompanhar suas trajetórias de vida.

Oficina de Codificação

A Oficina tem como objetivo fomentar o aperfeiçoamento do pensamento computacional e da criatividade para a resolução de problemas, propiciando novas formas de pensar o mundo e se expressar com auxílio da tecnologia (conhecimento inicial da linguagem de programação). A metodologia é baseada em atividades de codificação nas plataformas Code.org, Lightbot, Scratch e CodeAcademy e promove o conhecimento em linguagem de programação e algoritmos para propiciar a elaboração de códigos e, então, a criação de funcionalidades (animações, aplicativos, jogos, entre outras), além de exercitar as inteligências lógico-matemática, interpessoal e intrapessoal.

Oficina de Criação

A Oficina estimula o desenvolvimento cognitivo, criativo, emocional e social, além de potencializar as áreas das inteligências múltiplas através tendo como base um núcleo sensibilizador do processo criativo e realiza as atividades respeitando a individualidade, a potencialidade e o progresso de cada turma. Desta forma, as atividades permeiam as Inteligências Múltiplas e as Linguagens Expressivas, garantindo a potencialização da expressão, criatividade, raciocínio lógico, consciência crítica e aprendizagem significativa dos participantes.

Oficina de Desenvolvimento Expressivo

A Oficina aprimora habilidades e competências dos participantes através de exercícios de expressão corporal e vocal, improvisação teatral, com foco nos jogos cênicos e recursos rítmicos musicais. Além do desenvolvimento técnico, estimula a reflexão através de estudos sobre temas da atualidade, cultura e filosofia. Baseia-se em constantes exercícios e vivências expressivas focadas na comunicação e criatividade, além da leitura de textos, monólogos e diálogos que promovem a reflexão e o exercício do pensamento e opinião.

Oficina de Robótica

A Oficina trabalha o pensamento computacional, linguagem de programação, incluindo conteúdos de Geometria, Matemática, Tecnologia, Engenharia, Ciências, Informática e Artes. Para desenvolver conteúdos de STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts, Mathematics), através de uma metodologia baseada na teoria das inteligências Múltiplas, a oficina está estruturada em 4 módulos: Princípios básicos da Matemática na Robótica; Prática da Robótica com Kits Lego NXT e Lego EV3; Design e projetos de Robótica básicos; Design e projetos de Robótica avançados. Os módulos incluem desenvolver conhecimentos em Álgebra, Geometria, Matemática, Engenharia, Tecnologia, Física, montagem e programação através do processo de aprendizagem das linguagens de programação em bloco, Python, C, C ++ e o uso de Kits Lego, plataformas Arduino e Trello e software Canvas.

Oficina de Xadrez

O xadrez e a aplicação de seus conceitos preparam os participantes para lidar com os desafios do mundo profissional e pessoal. Além da importância do desenvolvimento lógico-matemático, é fundamental a experiência emocional vivida durante o jogo: lidar com os resultados (ganhar ou perder), superar seus limites, lidar com erros e acertos, saber a importância das regras e de um comportamento ético e uma maior habilidade em lidar com os problemas. A Oficina desenvolve o pensamento estratégico e lógico e a gestão eficiente do tempo através de práticas do jogo de Xadrez, treinando movimentos estratégicos, desenvolver a linguagem do jogo de xadrez (notação algébrica), entre outras habilidades.

Oficina de Empreendedorismo

A oficina busca ampliar o conhecimento dos participantes sobre o universo empreendedor, incluindo aspectos relacionados ao desempenho e visão do indivíduo, as habilidades empreendedoras e as inteligências múltiplas. As atividades possuem desafios cada vez mais complexos, de forma a motivar o aumento da capacidade de realização e promovem a descoberta e o desenvolvimento de habilidades empreendedoras e a aprendizagem prática por meio de dinâmicas, jogos, estudos de caso e projetos práticos.

Oficinas complementares opcionais de Desenho, Jornal, Desenvolvimento Expressivo e Xadrez são oferecidas a todos os participantes. O IRS oferece também bolsas de estudo de Inglês, em parceria com a Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa (SBCI)*, dependendo do desempenho e do comprometimento do jovem.

Com a finalidade de proporcionar resultados expressivos aos seus beneficiários e alcançar os objetivos definidos, o IRS busca acompanhar, monitorar e avaliar os seus beneficiários ao longo de sua participação nas atividades do Programa Desenvolvendo Talentos, além de acompanhar suas trajetórias de vida.

CONHEÇA ROGERIO STEINBERG:

Saiba tudo sobre a vida deste publicitário, criativo e revolucionário.
Acesse: rogeriosteinberg.com.br

CONTATOS:

  (21) 2529-8011 / 2239-0448

  Rua Jardim Botânico, 116
Jardim Botânico, Rio de Janeiro
CEP: 22461-000

institutorogeriosteinberg@irs.org.br

Desenvolvido com por ZiiZ

Nosso site utiliza cookies para otimizar e melhorar sua experiência de navegação. Ao Continuar navegando
você concorda com a nossa Política de Privacidade. Confira o nosso Disclaimer
Aceitar Cookies