Celebrado no dia 10 de agosto, o Dia Internacional da Superdotação foi instituído em 2011 pelo Conselho Mundial das Crianças Superdotadas e Talentosas, durante encontro realizado em Praga, na República Tcheca. A ideia da data é, além de celebrar, dar visibilidade e informar a respeito da causa das Altas Habilidades e Superdotação (AH/SD).
Segundo o Conselho Brasileiro para Superdotação (ConBraSD), do qual o Instituto Rogerio Steinberg (IRS) faz parte, o Brasil tem pouco mais de 24.000 estudantes cadastrados como tendo AH/SD, o que representa apenas 0,05% do total de estudantes da Educação Básica.
“Hoje, Dia Internacional da Superdotação é para comemorar com a Equipe do Instituto Rogerio Steinberg. Desde o início de suas atividades, o IRS imprimiu as marcas da criatividade, inovação e sensibilidade no atendimento especializado aos estudantes com Altas Habilidades ou Superdotação matriculados nas escolas públicas da Secretaria Municipal de Educação da cidade do Rio de Janeiro”, celebra Cristina Delou, Doutora em Educação e Conselheira do Instituto Rogerio Steinberg.
Desde sua fundação, em 1998, o IRS apoia a causa das Altas Habilidades e Superdotação, provendo educação suplementar para jovens talentosos de baixa renda. A atuação do Instituto foi planejada a partir de reuniões com a participação de especialistas em AH/SD, para criação de um programa no qual as aptidões naturais de crianças e jovens pudessem ser identificadas e estimuladas, viabilizando oportunidades para que pudessem exercer seu papel na sociedade.
“Se é verdade que a maior parte dos estudantes fica na invisibilidade ou são negados na escola, também é verdade que os estudantes atendidos no IRS passam a ter acesso aos níveis mais elevados do ensino, como previsto na nossa Constituição, devido às inúmeras portas de oportunidades que se abrem a partir da formação especializada voltada aos interesses dos estudantes e do empoderamento individual e familiar, despertando consciências para os direitos que estes estudantes possuem”, destaca a Dra. Cristina Delou.
Hoje são 314 participantes beneficiários das Oficinas de Codificação, Criação, Desenvolvimento Expressivo, Robótica e Empreendedorismo, que fazem parte do Programa Desenvolvendo Talentos do IRS.
O ingresso no IRS se dá a partir da inscrição no processo seletivo. “Buscamos candidatos que tenham características importantes como: inteligência acima da média, criatividade, que sejam comprometidos com as tarefas, que sejam persistentes, mesmo errando uma ou mais vezes, continuam tentando até acertar, que gostem de criar, de questionar, de formular respostas próprias para as questões do dia a dia”, explica Hamilton Moura, Psicólogo do IRS, que participa diretamente do processo seletivo.
Iniciado em maio, o processo seletivo acontece em quatro etapas: 1) avaliação do potencial de aprendizagem do candidato pela equipe de Psicologia e Pedagogia do IRS; 2) são aplicadas provas de Português, Matemática e uma avaliação comportamental para candidatos maiores de 10 anos, orientadas pela equipe pedagógica do Instituo; 3) uma avaliação com o responsável legal realizada pela equipe de Serviço Social na sede do IRS, que deverá comprovar renda de até 3 (três) salários-mínimos estadual (RJ) e renda per capita de cada membro de até 1 (um) salário-mínimo estadual e meio; 4) uma entrevista com o candidato realizada pela equipe de Psicologia na sede do IRS.
A inscrição para o processo seletivo IRS pode acontecer das seguintes formas:
– Presencial: diretamente na sede do IRS, no endereço Rua Jardim Botânico, 116. Jardim Botânico, Rio de Janeiro (RJ).
– Por telefone: a partir dos números (21) 2529-8011 ou (21) 2239-0448
– Online: no formulário disponível aqui.
Aos profissionais que atuam no IRS, desde a Diretoria, Conselheiros, Técnicos, Professores, além dos beneficiários e familiares, a Dra. Cristina Delou deixa uma sensível mensagem: “Todos estamos de parabéns por mantermos o sonho da Dra. Clara Steinberg vivo, ativo, produtivo, com reconhecimento nacional e internacional pela competência que realiza esse lindo trabalho”.