Escolha uma Página

A diversidade religiosa representa a grande variedade de religiões no mundo.

A diversidade religiosa se manifesta nas diferentes crenças, cultos e rituais ao redor do mundo, professados por pessoas que vivem em diversos lugares e culturas.

É possível encontrar diversidade religiosa no cotidiano, quando numa mesma região há lugares para cultos e rituais de diferentes religiões, por exemplo.

A diversidade religiosa representa também a liberdade religiosa dos indivíduos e a valorização de todas as manifestações religiosas. Explica que não existe uma única religião que seja correta e que esteja acima das outras. Assim como há diferentes locais e culturas, há diferentes religiões e crenças.

Inclusive, o termo “respeito à diversidade religiosa” surgiu como uma forma de suspender as ações de intolerâncias entre diferentes grupos religiosos.

Isso ocorre muito em grupos religiosos que acreditam numa única forma de fé, crenças e rituais e não aceitam outras religiões ou crenças.

Esse termo foi totalmente amparado por lei em diversos países, como o Brasil, por exemplo, com o intuito de promover o respeito entre as diferentes religiões, suas práticas e seus fins.

Algumas das religiões que existem no mundo, são:

  • Espiritismo; Espiritismo, Kardecismo ou Espiritismo Kardecista é uma doutrina religiosa de cunho filosófico e científico. Sua principal crença gira em torno da constante evolução espiritual do ser humano, através das reencarnações.
  • JudaísmoO judaísmo, a religião dos judeus, é uma das religiões monoteístas mais antigas. Os judeus acreditam em apenas um único Deus, como o criador do Universo e de todas as leis divinas.
  • Hinduísmo; Uma das principais características do Hinduísmo se dá na divisão da sociedade indiana por castas. São grupos sociais hindus, compostos separadamente por brâmanes (sacerdotes), xátrias (guerreiros), vacias (comerciantes), sudras (operários) e fora da estrutura social ainda existem os párias, também chamados de intocáveis.
  • Xintoísmo; O xintoísmo é uma religião baseada no respeito e culto da natureza, sendo considerada uma grande aliada e imprescindível para a existência da vida na Terra. A relação homem-natureza é o ponto central do fkj43i[xintoísmo. Esta é uma crença panteísta, ou seja, acredita que são Deus (é composto pelas substâncias, forças e leis da natureza). Desta forma, existem vários deuses (kami), cada um responsável por um elemento específico da natureza e do Cosmos.
  • Candomblé: é uma religião afro-brasileira em que se pratica o culto de divindades de origem africana chamadas orixás. Assim, apesar de ter nascido na Bahia, no século XIX, o candomblé foi formado a partir de tradições religiosas africanas de povos iorubás. Essas tradições foram trazidas ao Brasil por populações negras escravizadas vindas de países da África Ocidental, como Nigéria, Benin e Togo. Os rituais do candomblé são realizados em locais de culto denominados terreiros, liderados por um pai ou mãe de santo. Durante as cerimônias, chamadas de toques, os participantes cantam e dançam, e os filhos-de-santo incorporam os orixás.
  • Umbanda;  A palavra umbanda tem origem no idioma bantu e tem dois significados: “lugar de culto” e “sacerdote”. Segundo o Caboclo das Sete Encruzilhadas, entidade mensageira responsável pela definição das bases dessa religião, “A umbanda é a manifestação do espírito para a caridade.”A umbanda é uma religião monoteísta, isto é, reconhece a existência de um único deus, abaixo do qual existem os orixás (também cultuados no candomblé) e as entidades ou guias protetores (espíritos ancestrais).

Yasmin Mendes

Nosso site utiliza cookies para otimizar e melhorar sua experiência de navegação. Ao Continuar navegando
você concorda com a nossa Política de Privacidade. Confira o nosso Disclaimer
Aceitar Cookies