Metodologia AH/SD
O IRS concentra seus esforços para que, por meio das oficinas que compõem o Programa Desenvolvendo Talentos, sejam aplicadas estratégias e ferramentas que levem em conta tanto as especificidades do ensino aos indivíduos superdotados, quanto à ideia proposta por Gardner de que todo indivíduo precisa de estímulo situacional para o melhor aprimoramento de sua(s) inteligência(s).
Levando-se em consideração a existência de diferenças nas necessidades educacionais de indivíduos com diferentes inteligências, faz-se necessário um trabalho de atendimento flexível, que abarque tal diversidade de desempenho. No que tange às necessidades de adequação educacional às demandas da superdotação, o Programa Desenvolvendo Talentos procura levar em conta os desafios pressupostos por este processo, como por exemplo, a importância de se instigar constantemente a criatividade e manter o interesse das crianças.
De maneira geral, o Programa Desenvolvendo Talentos procura proporcionar aos participantes um espaço rico em diversos aspectos. Procura-se, por exemplo, oferecer acesso a diversos estímulos e ferramentas de aprendizagem e exploração, nos espaços de sala de aula. Cada oficina conta com uma variedade considerável de materiais condizentes com a área o talento específico a ser trabalhado, de modo que os horizontes de possibilidade possam se expandir no imaginário dos alunos, enriquecendo o processo de aprendizagem. Além disso, os colaboradores que orientam as atividades nestes espaços são pessoas que possuem certo domínio sobre a área, de modo que estão habilitados a servir de referencial aos participantes naquele campo em particular.
![INTELIGENCIAS-MULTIPLAS-IRS](http://irs.org.br/wp-content/uploads/2021/12/INTELIGENCIAS-MULTIPLAS-IRS.png)
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
As competências cognitivas foram identificadas em oito inteligências, de acordo com critérios previamente selecionados. Em um primeiro momento, sete inteligências foram identificadas (Gardner, 1994): musical, corporal-cinestésica, lógico-matemática, linguística, espacial, interpessoal e intrapessoal. Anos de-pois, Gardner (2001) acrescentou a oitava inteligência, a naturalista.
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
![INTELIGENCIAS-MULTIPLAS-IRS](http://irs.org.br/wp-content/uploads/2021/12/INTELIGENCIAS-MULTIPLAS-IRS.png)
As competências cognitivas foram identificadas em oito inteligências, de acordo com critérios previamente selecionados. Em um primeiro momento, sete inteligências foram identificadas (Gardner, 1994): musical, corporal-cinestésica, lógico-matemática, linguística, espacial, interpessoal e intrapessoal. Anos de-pois, Gardner (2001) acrescentou a oitava inteligência, a naturalista.
TEORIA DOS TRÊS ANÉIS
![tres-aneis](http://irs.org.br/wp-content/uploads/2021/12/tres-aneis.png)
TEORIA DOS TRÊS ANÉIS
![tres-aneis](http://irs.org.br/wp-content/uploads/2021/12/tres-aneis.png)
![5cs-irs](http://irs.org.br/wp-content/uploads/2021/12/5cs-irs.png)
DESENVOLVIMENTO POSITIVO DOS JOVENS – 5C’S
OS 5C’s:
Competência – acadêmica, social e cognitiva;
Confiança – certeza de suas próprias habilidades, senso de autoestima;
Conexão – importância do trabalho colaborativo;
Caráter – importância de fazer o que é correto;
Cuidado – senso de compaixão e justiça social.
DESENVOLVIMENTO POSITIVO DOS JOVENS – 5C’S
![5cs-irs](http://irs.org.br/wp-content/uploads/2021/12/5cs-irs.png)
OS 5C’s:
Competência – acadêmica, social e cognitiva;
Confiança – certeza de suas próprias habilidades, senso de autoestima;
Conexão – importância do trabalho colaborativo;
Caráter – importância de fazer o que é correto;
Cuidado – senso de compaixão e justiça social.
STEAM
O STEAM (do inglês: Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics) é uma abordagem, que conecta os conteúdos das Ciências, Matemática, Engenharia, Tecnologia e Arte, com o objetivo de explorar conteúdos multidisciplinares dentro de um contexto personalizado, ajudando a desenvolver um pensamento mais crítico que pode ser aplicado nas atividades humanas, tanto na vida laboral como acadêmica.
Esta abordagem estimula o desenvolvimento de habilidades contemporâneas para lidar com desafios atuais, tais como resolução de problemas, inovação, invenção, autoconfiança, pensamento lógico e habilidades de alfabetização tecnológica.
![steam](http://irs.org.br/wp-content/uploads/2021/12/steam.png)
STEAM
![steam](http://irs.org.br/wp-content/uploads/2021/12/steam.png)
O STEAM (do inglês: Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics) é uma abordagem, que conecta os conteúdos das Ciências, Matemática, Engenharia, Tecnologia e Arte, com o objetivo de explorar conteúdos multidisciplinares dentro de um contexto personalizado, ajudando a desenvolver um pensamento mais crítico que pode ser aplicado nas atividades humanas, tanto na vida laboral como acadêmica.
Esta abordagem estimula o desenvolvimento de habilidades contemporâneas para lidar com desafios atuais, tais como resolução de problemas, inovação, invenção, autoconfiança, pensamento lógico e habilidades de alfabetização tecnológica.
CONHEÇA ROGERIO STEINBERG:
Saiba tudo sobre a vida deste publicitário, criativo e revolucionário.
Acesse: rogeriosteinberg.com.br
CONTATOS:
(21) 2529-8011 / 2239-0448
Rua Jardim Botânico, 116
Jardim Botânico, Rio de Janeiro
CEP: 22461-000
institutorogeriosteinberg@irs.org.br