Escolha uma Página

Visitantes do IRS Tech tiveram a oportunidade de conhecer um projeto de gerenciamento do consumo residencial de água, propondo o desenvolvimento de uma solução tecnológica que ajudasse na economia do recurso natural. O trabalho foi desenvolvido por participantes da Oficina de Robótica do Instituto Rogerio Steinberg (IRS) e exibido durante a edição 2022 do evento IRS Tech, no dia 27 de junho.

O projeto da caixa d’água monitorada foi criado empregando a plataforma Arduino, a ferramenta web Blocklyduino, que é um ambiente de programação em bloco para Arduino, e as ferramentas Workwi e TinkerCAD, ambas voltadas para simulação.

“O projeto teve várias etapas, desde a visualização do nível de água na caixa d’água, empregando apenas LEDs coloridos, como também a utilização de um display de cristal líquido e conexão bluetooth com smartphone Android, empregando o aplicativo Android, BlueTooth Electronics”, explica Alberto Vieira, colaborador da Oficina de Robótica.

Para o IRS Tech, o projeto foi direcionado para aplicações voltadas à Internet das Coisas, tema da edição 2022 do evento. “Migramos o sistema que estava sendo desenvolvido no Arduino para a placa ESP32, que, diferentemente do Arduino, possui comunicação Wi-Fi embutida”, conta Alberto.

Trazendo diferentes projetos elaborados por crianças e jovens participantes do Instituto Rogerio Steinberg, o IRS Tech tem como propósito apresentar trabalhos desenvolvidos ao longo do semestre.

Nosso site utiliza cookies para otimizar e melhorar sua experiência de navegação. Ao Continuar navegando
você concorda com a nossa Política de Privacidade. Confira o nosso Disclaimer
Aceitar Cookies