Escolha uma Página

Doze beneficiários do Instituto Rogerio Steinberg (IRS) fizeram parte da edição de 2022 da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) no dia 13 de agosto. A Motorola Solutions (@motorolasolutions) através da Motorola Solutions Foundation, parceira institucional IRS, possibilitou a participação do IRS na Olimpíada de Robótica, que tem como objetivo testar o conhecimento de jovens de todo o país.

“O desempenho foi satisfatório, mesmo que os nossos participantes não tenham alcançado a pontuação para serem classificados”, conta Walter Faria, Coordenador de Informática Educativa do IRS. “Ainda assim, eles se divertiram bastante durante as atividades”, completa.

Os participantes do IRS que atuaram na OBR foram divididos em 3 equipes que precisaram realizar a simulação do resgate de vítimas de uma situação de desastre utilizando robôs virtuais em um ambiente simulado. A operação tinha o propósito de testar a agilidade e o raciocínio dos participantes, que deveriam desviar de obstáculos, subir e descer níveis e salvar as vítimas.

Em 2017, o IRS participou pela primeira vez da Olimpíada Brasileira de Robótica com duas equipes e conquistou a 7ª e a 13ª colocação. No ano seguinte, disputou com quatro equipes e, na etapa regional, quatro participantes conquistaram a medalha de ouro. A partir disso, o IRS recebeu a honraria de instituição de destaque no âmbito da robótica educacional. Em 2019, o IRS participou novamente da competição e uma equipe conquistou medalha de ouro e a outra conquistou medalha de bronze na etapa regional. Com esses resultados, o IRS tornou-se a 1ª ONG a ganhar uma medalha de ouro na OBR e a primeira a estar com duas equipes no pódio da competição.

As inscrições para a OBR já foram fechadas e sua última etapa se encerra no dia 21 de outubro. A Olimpíada conta com duas fases: Prática e Teórica, que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. As atividades acontecem por meio de competições práticas (com robôs) e provas teóricas em todo o Brasil. Os estudantes podem participar de apenas uma das modalidades ou das duas, independentemente.

Dentro do Programa Desenvolvendo Talentos, o IRS oferece a Oficina de Robótica, que trabalha o pensamento computacional, linguagem de programação, incluindo conteúdos de Matemática, Tecnologia, Ciências e Informática, com o intuito de desenvolver a compreensão sobre as funcionalidades de ferramentas tecnológicas e conceitos como velocidade, tempo, dimensão e matemática e fomentar o uso prático de conhecimentos para a construção de projetos.

Nosso site utiliza cookies para otimizar e melhorar sua experiência de navegação. Ao Continuar navegando
você concorda com a nossa Política de Privacidade. Confira o nosso Disclaimer
Aceitar Cookies