Escolha uma Página

 Maurício Araújo de Sousa nasceu em Santa Isabel (SP), 27 de outubro de 1935, é escritor, cartunista e empresário. Conhecido principalmente como o criador da “Turma da Mônica”. 

Seu pai, Antônio, tinha uma barbearia e uma gráfica nos fundos da casa. Em 1940, a gráfica foi destruída pelas autoridades do Estado Novo. Já a sua mãe, Petronilha, era poeta. Desde pequeno gostava de desenhar, aprendeu a ler com gibis e passou grande parte da sua infância apegado aos livros. Em 1954, aos 19 anos decidiu virar ilustrador da Folha da Manhã mas acabou virando repórter policial. Mas em 1959 Maurício convenceu o editor da Folha da Manhã a publicar uma tirinha semanal, nessa época nasceram os personagens: cãozinho Bidu e seu dono Franjinha. 

No ano de 1963 começou a desenhar para o caderno infantil da Folha de São Paulo, com o alcance da “Folhinha” transformou seus personagens em estrelas nacionais. Com todo esse sucesso o desenhista funda a “Maurício de Souza Produções”, a empresa passaria a ser responsável pela produção e distribuição dos desenhos do criador para jornais de todo o Brasil. Sua grande fonte de inspiração para criar os personagens vinha de sua própria família e amigos.  

Nosso site utiliza cookies para otimizar e melhorar sua experiência de navegação. Ao Continuar navegando
você concorda com a nossa Política de Privacidade. Confira o nosso Disclaimer
Aceitar Cookies