Em um mundo de transformações aceleradas, estar atento ao que será destaque no futuro faz toda a diferença. Pensando nisso, o Grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro), uma rede de instituições de ensino presente em mais de 30 países, reuniu dados de seus cerca de 350 mil alunos para entender e elencar quais competências serão mais preciosas no futuro do mercado de trabalho. Inteligência emocional, criatividade, capacidade de negociação e pensamento crítico foram algumas das habilidades apresentadas como fundamentais para aqueles que desejam sucesso em qualquer carreira do século XXI.
Alinhado a esta visão de futuro, o Instituto Rogerio Steinberg (IRS) oferece a seus participantes oficinas que desenvolvem habilidades cognitivas e comportamentais com o objetivo de gerar oportunidades para que crianças e jovens com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) desenvolvam seus talentos.
Do levantamento do Grupo SEB emergiram 6 principais competências para o futuro, bastante alinhadas às oficinas oferecidas pelo IRS:
- Inteligência emocional
Capacidade de lidar com suas emoções e de outros e das relações humanas, estimulada na Oficina de Desenvolvimento Positivo.
- Criatividade e inovação
Habilidade de propor novas soluções para as situações conforme elas se apresentem, englobada nas Oficinas de Criação, Desenvolvimento Expressivo e Desenho.
- Capacidade de negociação
Necessária para a intermediação de situações de conflito, dando clareza e facilidade de argumentar e entender o melhor caminho, sendo compreendida na Oficina de Empreendedorismo.
- Resiliência e paciência
Relacionada à inteligência emocional, tem o papel de tornar jovens aptos a lidar com diferenças com equilíbrio e compreensão, desenvolvida na Oficina de Desenvolvimento Positivo.
- Julgamento e tomada de decisão
Que analisa custos e benefícios potenciais de determinadas ações para escolher o melhor caminho a ser tomado, habilidade trabalhada na Oficina de Desenvolvimento Expressivo.
- Pensamento crítico
Capacidade de análise crítica, questionamento de dados e levantamento de provas, observando sob múltiplas perspectivas até chegar a uma conclusão, estimulada nas Oficinas de Criação e de Desenvolvimento Expressivo.