Escolha uma Página

Se você é ou conhece uma criança ou jovem talentoso matriculado no 2º, 6º ou 9º ano do Ensino Fundamental na rede pública municipal do Rio de Janeiro, instituições beneficentes de ensino ou bolsista em escola particular, essa oportunidade é para você: o Instituto Rogerio Steinberg (IRS) está realizando o processo que vai selecionar participantes para suas oficinas no próximo ano.

“Buscamos candidatos que tenham características importantes como: inteligência acima da média, criatividade, que sejam comprometidos com as tarefas, que sejam persistentes, mesmo errando uma ou mais vezes, continuam tentando até acertar, que gostem de criar, de questionar, de formular respostas próprias para as questões do dia a dia”, explica Hamilton Moura, Psicólogo do IRS, que participa diretamente do processo seletivo.

O IRS oferece, desde 1998, educação suplementar a participantes talentosos de famílias de baixa renda que possuem Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD). Hoje são 314 participantes beneficiários das Oficinas de Codificação, Criação, Desenvolvimento Expressivo, Robótica, Empreendedorismo e Xadrez, que fazem parte do Programa Desenvolvendo Talentos. 

“Aqui no IRS, os participantes têm oportunidades de investir em áreas de seu interesse, abrindo caminhos e se encontrando”, compartilha Alda Santos, Coordenadora de Projetos do Instituto. “O mais importante é que esses jovens não só desenvolvem seus potenciais, mas encontram seus semelhantes, fazendo com que sintam-se acolhidos”, completa a colaboradora.

Iniciado em maio, o processo seletivo acontece em quatro etapas: 1) avaliação do potencial de aprendizagem do candidato pela equipe de Psicologia e Pedagogia do IRS; 2) são aplicadas provas de Português, Matemática e uma avaliação comportamental para candidatos maiores de 10 anos, orientadas pela equipe pedagógica do Instituo; 3) uma avaliação com o responsável legal realizada pela equipe de Serviço Social na sede do IRS, que deverá comprovar renda de até 3 (três) salários-mínimos estadual (RJ) e renda per capita de cada membro de até 1 (um) salário-mínimo estadual e meio; 4) uma entrevista com o candidato realizada pela equipe de Psicologia na sede do IRS.

Nos últimos dois anos, em decorrência da pandemia de Covid-19, o Processo Seletivo do IRS aconteceu no formato virtual apenas. Este ano ele volta a ser realizado de maneira presencial, com visita às escolas e etapas realizadas na sede do Instituto.

A inscrição para o processo seletivo IRS pode acontecer das seguintes formas:

– Presencial: diretamente na sede do IRS, no endereço Rua Jardim Botânico, 116. Jardim Botânico, Rio de Janeiro (RJ).
– Por telefone: a partir dos números (21) 2529-8011 ou (21) 2239-0448
– Online: no formulário disponível aqui.

Nosso site utiliza cookies para otimizar e melhorar sua experiência de navegação. Ao Continuar navegando
você concorda com a nossa Política de Privacidade. Confira o nosso Disclaimer
Aceitar Cookies