Você já deve ter se deparado com vídeos de dancinha, dueto, dublagem ou humor rápido enquanto navega pela internet e acessa plataformas digitais. É até capaz, também, de ter visto este tipo de conteúdo sendo reproduzido em algum programa de TV. Sabe de onde surgiu essa nova forma de comunicar, que tem feito bastante sucesso entre os jovens? A resposta é da rede social chinesa Tik Tok, grande responsável pela projeção dos vídeos curtos e filmados na vertical.
O Tik Tok chegou a ser o aplicativo mais baixado do mundo no ano passado e ultrapassou a marca de um bilhão de usuários ativos. O público-alvo da ferramenta, os jovens, podem passar horas e mais horas em frente à tela do celular, consumindo os conteúdos que o aplicativo oferece. Tik Tok é uma rede social de vários vídeos curtos que permite compartilhar clipes divertidos com duração entre 15 e 60 segundos.
Este aplicativo se consagrou em 2019, atingindo importantes números de downloads e usuários. Como no Instagram, Youtube e Twitter, você pode seguir o perfil de outras pessoas e interagir, curtindo as publicações, fazendo comentários e até compartilhando pelo WhatsApp.
O Youtube já possui seu curso de concorrência com o Tik Tok, criando um espaço para a produção e a publicação de vídeos curtos, intitulado Youtube Shorts. O Instagram incluiu o recurso Reels, para oferecer novas opções de edição de vídeos curtos na plataforma. O Google, por sua vez, anunciou o lançamento do Tangi, para que as pessoas criem e compartilhem tutoriais em vídeos de até 60 segundos. Ninguém quer ser deixado para trás pelo Tik Tok.