O Instituto Rogerio Steinberg (IRS) teve a honra de receber a visita das representantes do Projeto STEM IME em sua sede nos dias 26 e 27 de maio.
O Projeto STEM IME tem como propósito incentivar o interesse e a participação de meninas no fascinante mundo da ciência, tecnologia, engenharia e outras áreas que historicamente têm sido predominantemente ocupadas por homens.
Durante a visita, as representantes do Projeto puderam compartilhar informações valiosas sobre suas atividades, recursos disponíveis e estratégias para engajar e empoderar meninas nas áreas STEM. Além disso, a visita serviu como uma oportunidade para estabelecer parcerias e colaborações entre o Projeto STEM IME e o IRS, com o objetivo de impulsionar a participação feminina na ciência e tecnologia.
A respeito da iniciativa, a matemática e professora do Instituto Militar de Engenharia (IME), Valeria Motta, declarou: “Nosso objetivo maior é o de trazer as meninas para as áreas STEM, mostrar que esse lugar é acessível e que hoje em dia existem pouca representação. E isso precisa ser considerado”.
No primeiro dia, Valeria Motta acompanhada das alunas Camila Cardi e Eduarda Sandre, promoveram uma dinâmica com o objetivo de compreender o funcionamento de baterias, utilizando-se de um limão. A dinâmica se beneficia da presença de cátions e ânions na solução ácida do sumo presente na fruta, elevando seu poder de condutibilidade.
Já no dia 27, Ludmila Ferreira, Caroline Gandolfe e Franciele Sembay, promoveram uma dinâmica musical com Arduino. Além de compartilharem suas histórias, como ingressaram no IME, sua conexão com a Engenharia e muito mais. O grupo também quebrou o gelo com um jogo de perguntas e respostas sobre mulheres da ciência. Com referências a ícones como Marie Curie e Hypatia de Alexandria.
“Fiquei encantada com o que vocês fazem aqui e com a forma lúdica como vocês trabalham. Propondo atividades handmade. É possível perceber pela postura dos participantes que eles se sentem confortáveis aqui”. – Finalizou Motta.