Metodologia AH/SD
O IRS concentra seus esforços para que, por meio das oficinas que compõem o Programa Desenvolvendo Talentos, sejam aplicadas estratégias e ferramentas que levem em conta tanto as especificidades do ensino aos indivíduos superdotados, quanto à ideia proposta por Gardner de que todo indivíduo precisa de estímulo situacional para o melhor aprimoramento de sua(s) inteligência(s).
Levando-se em consideração a existência de diferenças nas necessidades educacionais de indivíduos com diferentes inteligências, faz-se necessário um trabalho de atendimento flexível, que abarque tal diversidade de desempenho. No que tange às necessidades de adequação educacional às demandas da superdotação, o Programa Desenvolvendo Talentos procura levar em conta os desafios pressupostos por este processo, como por exemplo, a importância de se instigar constantemente a criatividade e manter o interesse das crianças.
De maneira geral, o Programa Desenvolvendo Talentos procura proporcionar aos participantes um espaço rico em diversos aspectos. Procura-se, por exemplo, oferecer acesso a diversos estímulos e ferramentas de aprendizagem e exploração, nos espaços de sala de aula. Cada oficina conta com uma variedade considerável de materiais condizentes com a área o talento específico a ser trabalhado, de modo que os horizontes de possibilidade possam se expandir no imaginário dos alunos, enriquecendo o processo de aprendizagem. Além disso, os colaboradores que orientam as atividades nestes espaços são pessoas que possuem certo domínio sobre a área, de modo que estão habilitados a servir de referencial aos participantes naquele campo em particular.
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
As competências cognitivas foram identificadas em oito inteligências, de acordo com critérios previamente selecionados. Em um primeiro momento, sete inteligências foram identificadas (Gardner, 1994): musical, corporal-cinestésica, lógico-matemática, linguística, espacial, interpessoal e intrapessoal. Anos de-pois, Gardner (2001) acrescentou a oitava inteligência, a naturalista.
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
As competências cognitivas foram identificadas em oito inteligências, de acordo com critérios previamente selecionados. Em um primeiro momento, sete inteligências foram identificadas (Gardner, 1994): musical, corporal-cinestésica, lógico-matemática, linguística, espacial, interpessoal e intrapessoal. Anos de-pois, Gardner (2001) acrescentou a oitava inteligência, a naturalista.
TEORIA DOS TRÊS ANÉIS
TEORIA DOS TRÊS ANÉIS
DESENVOLVIMENTO POSITIVO DOS JOVENS – 5C’S
OS 5C’s:
Competência – acadêmica, social e cognitiva;
Confiança – certeza de suas próprias habilidades, senso de autoestima;
Conexão – importância do trabalho colaborativo;
Caráter – importância de fazer o que é correto;
Cuidado – senso de compaixão e justiça social.
DESENVOLVIMENTO POSITIVO DOS JOVENS – 5C’S
OS 5C’s:
Competência – acadêmica, social e cognitiva;
Confiança – certeza de suas próprias habilidades, senso de autoestima;
Conexão – importância do trabalho colaborativo;
Caráter – importância de fazer o que é correto;
Cuidado – senso de compaixão e justiça social.
STEAM
O STEAM (do inglês: Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics) é uma abordagem, que conecta os conteúdos das Ciências, Matemática, Engenharia, Tecnologia e Arte, com o objetivo de explorar conteúdos multidisciplinares dentro de um contexto personalizado, ajudando a desenvolver um pensamento mais crítico que pode ser aplicado nas atividades humanas, tanto na vida laboral como acadêmica.
Esta abordagem estimula o desenvolvimento de habilidades contemporâneas para lidar com desafios atuais, tais como resolução de problemas, inovação, invenção, autoconfiança, pensamento lógico e habilidades de alfabetização tecnológica.
STEAM
O STEAM (do inglês: Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics) é uma abordagem, que conecta os conteúdos das Ciências, Matemática, Engenharia, Tecnologia e Arte, com o objetivo de explorar conteúdos multidisciplinares dentro de um contexto personalizado, ajudando a desenvolver um pensamento mais crítico que pode ser aplicado nas atividades humanas, tanto na vida laboral como acadêmica.
Esta abordagem estimula o desenvolvimento de habilidades contemporâneas para lidar com desafios atuais, tais como resolução de problemas, inovação, invenção, autoconfiança, pensamento lógico e habilidades de alfabetização tecnológica.
CONHEÇA ROGERIO STEINBERG:
Saiba tudo sobre a vida deste publicitário, criativo e revolucionário.
Acesse: rogeriosteinberg.com.br
CONTATOS:
(21) 2529-8011 / 2239-0448
Rua Jardim Botânico, 116
Jardim Botânico, Rio de Janeiro
CEP: 22461-000
institutorogeriosteinberg@irs.org.br