Escolha uma Página

Um robô com sensores ultrassônicos e de luz chamou atenção durante o IRS Tech 2022, realizado nesta segunda-feira (27), com o tema Internet das Coisas (IoT).  A atividade foi apresentada pelas turmas do 7º ano da Oficina de Robótica do Instituto Rogerio Steinberg (IRS) e foi desenvolvida ao longo do primeiro semestre deste ano.

Sob orientação do colaborador Alberto Vieira, os participantes da Oficina desenvolveram o projeto de programação de um robô seguidor de linha, que percorreu um cenário que simulava uma cidade. Para a execução, foi utilizada a ferramenta web Open Roberta.

“O robô serviu para ensinar como os sensores são úteis na construção e programação de robôs, uma vez que ele percorreu todo o circuito utilizando o sensor de luz e teve sua parada acionada pela ação do sensor ultrassônico”, explica Alberto. Ainda segundo o colaborador, o engajamento dos participantes com o trabalho em equipe e o foco nos resultados, superou as expectativas. 

O IRS Tech tem como propósito apresentar trabalhos desenvolvidos pelos participantes do Instituto ao longo do semestre. O evento teve sua primeira edição presencial na sede após 2 anos sendo realizado de forma online durante a pandemia e foi um sucesso. Trazendo diferentes projetos elaborados por crianças e jovens de anos distintos, alguns destaques foram o “Museu de Artes e Tecnologia” e o projeto “Internet das Coisas. Que coisas?”, da Oficina de Empreendedorismo.

Nosso site utiliza cookies para otimizar e melhorar sua experiência de navegação. Ao Continuar navegando
você concorda com a nossa Política de Privacidade. Confira o nosso Disclaimer
Aceitar Cookies