Escolha uma Página

Carlos Drummond de Andrade (31/10/1902 a 17/08/1982) nasceu no interior de Minas Gerais, de uma família de fazendeiros tradicionais da região, ele foi o 9º filho do casal Carlos de Paula Andrade e Julieta Augusta Drummond de Andrade.

Desde pequeno, Drummond foi um grande leitor e tinha um grande interesse pelas palavras.Nasceu em Itabira, que, em 1910 era uma cidade que tinha uma vida cultural intensa, com teatro, cinema e música.No entanto, era pacata, calma, sem movimento, principalmente na fazendas de seu pai, o poema ‘cidadezinha qualquer’ retrata bem a visão de como era o local onde nasceu e cresceu.

Cidadezinha Qualquer (Carlos Drummond de Andrade)

“Casas entre bananeiras
mulheres entre laranjeiras
pomar amor cantar.

Um homem vai devagar.
Um cachorro vai devagar.
Um burro vai devagar.

Devagar… as janelas olham.

Eta vida besta, meu Deus”.

Em 1916, aos 14 anos de idade, Drummond ingressou no Colégio em Belo Horizonte. Dois anos mais tarde foi estudar no internato jesuíta Colégio Anchieta em Nova Friburgo. Porém em 1919 foi expulso por ‘‘insubordinação mental’’ ao questionar o professor de Português, assim, retornando a Itabira. Em 1921 após o pai se mudar para Belo Horizonte com a família Drummond conheceu vários escritores, entra na faculdade de farmácia e passa a escrever em jornais, especificamente no Diário de Minas e formou-se em Farmácia na Escola de Odontologia e Farmácia em Belo Horizonte, porém não exerceu a profissão.

Em 1925, casou-se com Dolores Dutra de Morais, com quem teve 2 filhos, Maria Julieta Drummond de Andrade e Carlos Flávio. Quando o poeta imigrou para o Rio de Janeiro, trabalhou como chefe de gabinete do ministro da cultura Gustavo Capanema, seu amigo pessoal, que conheceu na adolescência.

Trabalhou como um funcionário público por uma boa parte da sua vida, e se aposentou como Chefe de Seção da DPHAN, trabalhando por 35 anos no serviço público

Em 1982, aos seus 80 anos, ganhou o título de  “Doutor Honoris Causa” pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Em 1987, Drummond acabou vindo a óbito, poucos dias após a morte de sua filha Maria Julieta.

CURIOSIDADES

As estátuas em homenagem a ele estão nas cidades de Porto Alegre, Rio Grande do Sul com a estátua nomeada de “Dois Poetas” e na cidade do Rio de Janeiro, localizada na praia de Copacabana, a estátua nomeada como “O Pensador”.

Drummond foi usado como ícone da nota de 50 cruzados novos.

Julia Cabanelas Pires Ferreira

Nosso site utiliza cookies para otimizar e melhorar sua experiência de navegação. Ao Continuar navegando
você concorda com a nossa Política de Privacidade. Confira o nosso Disclaimer
Aceitar Cookies