Escolha uma Página

O programa Astrominas, fundado em 2019, foi idealizado por mulheres do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) e outros institutos da área de exatas. 

Oferecido pela Universidade de São Paulo (USP), uma universidade pública e gratuita, que oferece cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, o projeto nasceu com o objetivo de facilitar o acesso de jovens alunas à universidade, possibilitando o contato delas com mulheres cientistas, estimulando, a escolha e a manutenção das carreiras de Ciência e Tecnologia, desconstruindo a ideia de que as ciências exatas não são para meninas. 

O curso Astrominas inclui palestras de Astronomia, Física, Geociência, Astrobiologia, Ciências Atmosféricas e Matemática. As atividades são interativas e incluem ainda rodas de conversa, experimentos e atividades com Astrônomas e cientistas brasileiras que participam de pesquisas de ponta. Ele é totalmente gratuito, online e recebe meninas de todo o Brasil.

Para se inscrever, a aluna precisa se identificar com o gênero feminino (cis ou trans), ter entre 14 e 17 anos completos até 30/06/2022 e estar regularmente matriculada em uma escola de Educação Básica pública ou privada. Para o Astrominas 2022, a previsão é de 400 vagas para o evento que será realizado entre os dias 02 e 22 de Julho de 2022. Cada participante deverá reservar de 3 a 4 horas diárias para se dedicar às atividades, que poderão ser realizadas de forma assíncrona (no horário que a participante tiver disponível). Será emitido um certificado digital para as participantes que participarem de todas as atividades obrigatórias.

As inscrições para o Astrominas 2022 já estão abertas e poderão ser feitas até o dia 29/05 através do formulário online disponibilizado no site do evento. Esta é uma excelente oportunidade!

Foto: Profª Drª Elysandra Figueredo Cypriano e as alunas Ana Clara de Paula, Daniele Honorato, Gabriela Lopes, Ivanice Avolio Morgado, Izabela Bittencourt, Marina Izabela, Melissa de Andrade, Pâmela Querido e Victoria Malta. Divulgação.

 

Nosso site utiliza cookies para otimizar e melhorar sua experiência de navegação. Ao Continuar navegando
você concorda com a nossa Política de Privacidade. Confira o nosso Disclaimer
Aceitar Cookies