Escolha uma Página

Os samurais foram uma classe de guerreiros que surgiu no Japão no século X, que prestaram serviços militares até o século XIX. Soldados da Elite e altamente treinados, eram adeptos ao uso do arco e da espada, os samurais foram um componente essencial nos exércitos japoneses durante o período medieval.

Desde o século XVIII a cultura samurai era retratada como ápice da cavalaria e honra, com muitos exemplos deles demonstrando grande coragem e lealdade a quem serviam, até mesmo cometendo rituais de suicídio numa derrota ou morte de seus senhores. O campo de guerra no Japão era tão sangrento e drástico quanto em qualquer outra região, e o dinheiro era muitas vezes a causa para a participação de muitos samurais na batalha. A partir do século XVII, os samurais se tornaram professores morais e conselheiros importantes na comunidade, já não eram mais necessários na função de militar.

O sistema de governo de recrutamento no Japão acabou em 792, e então no Período Heian (794–1185), foram formados exércitos particulares visando proteger os interesses territoriais (shoen) dos nobres que passavam a maior parte do tempo na corte imperial. Deu-se o início dos samurais, cujo significado é ‘atendente’ como o verbo samurai significa servir, então originalmente o termo era uma classe ao invés de uma profissão militar que veio a se tornar. Havia também outras classes de guerreiros, mas a classe samurai era a única com uma conotação de servir a corte imperial.

Os samurais eram empregados por lordes feudais (daimyo) por suas habilidades para defender os territórios do lorde contra rivais, batalhar inimigos identificados pelo governo, e lutar contra ameaças de tribos e bandidos. Por esse motivo, os samurais podiam viver em quartéis, em um castelo ou em suas próprias casas. Como os samurais foram organizados em grupos liderados por feudos com poder político, eles estavam capacitados em dominar uma corte imperial enfraquecida no século XII no reinado dos senhores da guerra como Minamoto no Yoritomo. Sendo assim, a partir do período Kamakura (1185–1333) um novo governo militar foi fundado, dominado por guerreiros e liderados por um xogum (ditador militar), permanecendo dessa forma até o século XIX.

Nosso site utiliza cookies para otimizar e melhorar sua experiência de navegação. Ao Continuar navegando
você concorda com a nossa Política de Privacidade. Confira o nosso Disclaimer
Aceitar Cookies