Escolha uma Página

Rogerio Steinberg foi um cara fantástico em tudo o que fez, mas a Publicidade foi o que ele escolheu. Aos 23 anos criou sua agencia de publicidade, a Estrutural. Um de seus projetos de marketing envolvia o Flamengo, sua paixão, e quando conseguiu a vinda do jogador Zico ao time, ficou marcado no coração de todos os Flamenguistas. Como publicitário foi reconhecido e ganhou muitos prêmios. Acreditava que as artes plásticas eram uma forma de extravasar sua ânsia criadora. Faleceu em 1986 aos 34 anos em um acidente de carro. Seus pais criaram o Instituto Rogerio Steinberg como homenagem.

Rogerio cursou a faculdade de arquitetura mas seguiu carreira como publicitário. Um dia, ele e o amigo Armando Strozenberg tiveram uma ideia de criar uma agência de publicidade chamada Estrutural, que quando inaugurada, já estava em colunas famosas e rendendo prêmios, como o de melhor publicitário do ano para Rogerio. Além disso, a Estrutural foi indicada a “Agência do Ano” e, 1983 ganhou na categoria “Destaque do Ano”, se tornando cada vez mais notória nacionalmente.

Rogerio Steinberg era um torcedor apaixonado pelo Flamengo e pelo futebol desde pequeno. Ele considerava o futebol uma cultura popular gigantesca e muito importante. Quando Zico saiu do Flamengo, Rogerio sentiu uma dor e quis se expressar de maneira diferente sobre o Flamengo. Ele, então, teve como ideia uma missão impossível e que ninguém acreditava: trazer Zico de volta ao time. Então ele criou o projeto Zico que foi a iniciativa pioneira de marketing digital e foi considerada a maior promoção esportiva da propaganda brasileira, e no final ele conseguiu.

Rogerio foi estudar arquitetura por um tempo devido a influência de sua família, ligados à engenharia e à construção de prédios. Um dia Rogerio decidiu dedicar-se à pintura e à escultura. Depois começou a projetar estandes de vendas. Como diz ele: “Era uma forma de extravasar minha ânsia criadora”. Rogerio Steinberg participou do Salão de Verão no Museu de Arte Moderna em 1973, expondo um elevador espelhado que emitia sons inesperados.

Em 1998 o Instituto Rogério Steinberg foi fundado pelo casal Clara e Jacob Steinberg em homenagem ao seu filho com superdotação, Rogério Steinberg que morreu em um acidente de carro em 1986. O Instituto, localizado no bairro do Jardim Botânico, na Zona Sul do Rio de Janeiro (RJ), atende crianças e jovens com Altas Habilidades/Superdotação. Clara e Jacob acreditavam que a criação do Instituto seria um fator estratégico para a redução da desigualdade social no país. Desde sua criação, o IRS realiza atividades para impulsionar o talento brasileiro, sua missão é despertar e desenvolver talentos para transformar vidas.

O “Blog Rogerinho” foi criado para homenagear Rogerio Steinberg e apresentar as atividades da Oficina de Jornal. É possível acessar o blog no site do IRS, no menu Notícias. Outras oficinas do IRS são: a oficina de codificação que tem objetivo de fomentar e aperfeiçoar o pensamento computacional e criativo; e a oficina de robótica, que trabalha com conhecimento computacional, linguagem de programação.

Autores: Bernardo Torres, Enrico Souza e Manuela Bueno

Artes: Bernardo Torres, Manuela Bueno e Laís Barbosa

 

Nosso site utiliza cookies para otimizar e melhorar sua experiência de navegação. Ao Continuar navegando
você concorda com a nossa Política de Privacidade. Confira o nosso Disclaimer
Aceitar Cookies