O Arduíno, uma placa de prototipagem eletrônica de código aberto, é tema de uma Oficina oferecida pelo Instituto Rogerio Steinberg (IRS) através do Senac. “Consideramos essa oficina uma oportunidade significativa para jovens talentosos, como passo importante para aumentar a visão de mundo”, conta Patricia Ramos, Assistente de Projetos do Senac. Esse é o segundo ano de parceria entre o IRS e o Senac.
Com 30 horas de montagem de protótipos e dispositivos eletrônicos, além de programação usando a linguagem C++, a Oficina de Arduíno atende um total de 17 participantes do IRS, do 1º ano do Ensino Médio.
O Arduino é uma placa de prototipagem feita de projetos eletrônicos, além de ser uma plataforma que tem o objetivo de digitalizar essa placa para que ela seja acessada por diferentes pessoas. A placa permite o desenvolvimento de projetos de automação residencial, por exemplo, como apagar as luzes automaticamente, regular a temperatura do ar-condicionado, entre outros..
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, mais conhecido como Senac, é uma instituição de ensino profissionalizante voltado para o comércio de bens, serviços e turismo.
Icaro Urbano e Patricia Ramos, do Senac