Escolha uma Página

O segundo semestre de 2022 promete novidades no Instituto Rogerio Steinberg (IRS). Em agosto, o Instituto inicia a série de 10 encontros que compõem a Oficina de Impressão 3D.  Sob o comando de Alberto Vieira, colaborador da Oficina de Robótica do IRS, participantes com idades entre 14 e 17 anos conhecerão a tecnologia inovadora que permite criar um objeto físico com rapidez e precisão a partir de um modelo digital no computador.

A expectativa em relação à Oficina de Impressão 3D é alta. “Abrindo essa nova frente no IRS, possibilitaremos que os participantes adquiram um conhecimento a mais. A Oficina é bastante importante, principalmente para os alunos do Ensino Médio, que logo serão inseridos no mercado de trabalho”, explica Alberto Vieira. “É um diferencial que pode ajudá-los quando forem procurar ou fazer algum curso no futuro”, completa.

Ao longo dos encontros os participantes conhecerão a impressora 3D e suas tecnologias, além de modelagem 3D básica empregando ferramenta web e aprenderão a materializar seus projetos utilizando a plataforma Ultimaker Cura, um dos softwares mais utilizados na impressão 3D.

A possibilidade de empreendedorismo a partir do uso da impressão 3D vai ser abordada de maneira dinâmica e com vistas ao futuro dos participantes. Segundo Alberto Vieira, a Oficina é uma boa oportunidade pois o mercado de trabalho está precisando de pessoas qualificadas na área 3D. “As aulas podem motivar os participantes a se inserirem nesse setor, abrindo portas e novos caminhos”, conta.

Foi durante a edição 2022 do IRS Tech, realizado no dia 27 de junho, que a impressora 3D do instituto fez sua estreia. Nela foi construído um modelo de minotauro (personagem mitológico com corpo humano e cabeça de touro) que decorou o labirinto percorrido por robôs programados por participantes do IRS. O projeto, inspirado na mitologia do labirinto de Creta, foi desenvolvido por turmas da Oficina de Robótica do IRS, sob orientação de Alberto.

A Oficina de Impressão 3D acontecerá de maneira presencial, na sede do IRS, às quintas-feiras, das 15h às 16h30, durante 10 encontros, com início em 11 de agosto. As inscrições devem ser realizadas clicando aqui.

Nosso site utiliza cookies para otimizar e melhorar sua experiência de navegação. Ao Continuar navegando
você concorda com a nossa Política de Privacidade. Confira o nosso Disclaimer
Aceitar Cookies