O Projeto "Codificação e Robótica – Uma Visão para o Futuro" foi idealizado pelo Instituto Rogerio Steinberg para ampliar o conhecimento em ciência, tecnologia, computação, engenharia, artes e matemática e capacitar em linguagens de programação 100 crianças e jovens superdotados de famílias de baixa renda, participantes do Programa Desenvolvendo Talentos.

O IRS acredita que a educação é um mecanismo de transformação social e considera que esses talentos têm a capacidade de romper a linha da pobreza, sendo, talvez, os primeiros em suas famílias a fazê-lo. Para tal, a proposta prevê inserir os beneficiários em um contexto de educação de vanguarda tecnocientífica, buscando quebrar um ciclo de desvantagens socioeconômicas.

O projeto se propõe a oferecer aos participantes Oficinas de Codificação e Robótica e conteúdos que fortaleçam as habilidades criativas e empreendedoras por meio de Oficinas de Criação e Empreendedorismo. As Oficinas utilizam a metodologia STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts, Math) e trabalham as inteligências múltiplas do participante e o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social, potencializando a criatividade, o raciocínio lógico, a expressão de talentos, a adequação ao mundo tecnológico e ao pensamento inovador e empreendedor.


Em 2020, o projeto recebe o apoio do Criança Esperança para a aquisição de equipamentos específicos, pagamento de equipe especializada, materiais para oficinas, treinamentos, transporte e alimentação.


O Instituto Rogerio Steinberg
O Instituto Rogerio Steinberg/IRS, entidade sem fins lucrativos, foi fundado em 1998 com a missão de "Despertar e Desenvolver Talentos para Transformar Vidas" de crianças e jovens socialmente vulneráveis com altas habilidades/superdotação.
Com uma proposta diferenciada de educação complementar e desenvolvimento de talentos, o IRS realiza atividades culturais e educacionais através de dois programas independentes e complementares – Despertando Talentos e Desenvolvendo Talentos, que potencializam a descoberta de novos conhecimentos e incentivam a criatividade, sociabilidade, o espírito do voluntariado e a mentalidade empreendedora.

Saiba Mais

Oportunidades