Escolha uma Página

O Instituto Rogerio Steinberg (IRS) promoveu com sucesso mais um Desafio de Robótica. Dessa vez, o Instituto teve a honra de contar com o apoio dos colaboradores da RTM. 

A empresa, que abriu suas portas para o IRS, participou da ação de voluntariado reverso utilizando-se da engenhosidade do kit LEGO Education para, primeiramente sem o auxílio das crianças, construir uma estrutura de 35cm como suporte para uma peça em formato de roda, que não poderia ser presa em nenhum ponto da torre. Também foi proposta uma charada a ser decifrada enquanto a montagem da estrutura era realizada.  

A charada, baseada em pensamento lógico-matemático, consistia em: “Você tem 9 moedas aparentemente iguais, mas uma delas é mais leve. Descubra qual com apenas uma balança e  duas 2 pesagens ”. Decifrada pelo colaborador da RTM, Bruno Goliato, ele conta que formulou sua resposta dividindo-as em grupo de moedas em diferentes conjuntos. Quando questionado sobre o pensamento que o levou a decifrar, ele disse: “Fui pela lógica, simulei com as ferramentas que tínhamos à disposição, e isso me permitiu uma melhor visualização do problema”.

Já a etapa de construção da torre foi vencida pelo grupo integrado pela participante do IRS, Isabella Flores junto aos colaboradores da RTM. O Grupo foi batizado de “Balança, mas não cai”. Isabella, que não pôde auxiliar os colaboradores neste momento, conta o que observou: “Eles viram todas as possibilidades para manter o objeto no alto e criaram em cima disso”.

A segunda proposta foi mais complexa e permitiu uma melhor integração dos beneficiários com os colaboradores da RTM, os cinco grupos precisaram conceber o design de um carro robô e montar com as peças do LEGO. Eles precisaram compreender a importância do tamanho dos eixos, bem acertar nas escolhas das peças, adequando o atrito com o piso, força do motor e frenagem. 

O Gerente de Suporte ao Cliente da RTM, João Victor Salvione, líder do grupo em que o participante do IRS Enzo Monteiro integrou, contou que “Montar o carrinho não foi muito difícil, foi até simples, mas tivemos um problema nas curvas por conta do piso. No final fizemos uma adaptação com uma roda atrás”. “Foi bacana, todo mundo contribuiu e deu ideias, todos colaboraram bastante e foi muito legal”. – Finalizou.

O Instituto Rogerio Steinberg agradece a todo o time da RTM pela tarde fantástica de muita integração e deseja que esse seja o início de uma grande e longeva parceria! 

Nosso site utiliza cookies para otimizar e melhorar sua experiência de navegação. Ao Continuar navegando
você concorda com a nossa Política de Privacidade. Confira o nosso Disclaimer
Aceitar Cookies